quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bisavó e a opinião sobre sapatos

O caso é de um colega aqui, que durante uma conversa sobre o proceder de velhos com a mente lunar, ou seja, com Alzheimer, decide dividir conosco um apanhado de acontecidos protagonizados por sua bisavó.

Diz ele, que, desde que foi constatada a situação da velha senhora, ele e sua irmã a punham à prova por diversas vezes com os mais divertidos experimentos, tanto relativos a memória quanto a cognição.

Por exemplo, deixavam pratos molhados recém saídos da pia na mão dela com o intuito de que os secasse. Ela os secava, mas invariavelmente dormia durante a tarefa, e logo após pegar no sono, um longo e viscoso pingão de baba batizava o prato. Ora, mas que puta nojo!

Mas de todos os mini relatos, o melhor foi um inocente teste de memória que teve o desfecho mais inesperado possível. Sua irmã dirigiu-se à bisa e perguntou-lhe:

- Vó, você sabe quem sou eu? - Perguntou-lhe.

A avó olhou fixamente nos olhos da menina, fez uma expressão que só poderia significar uma profunda exploração dos corredores de sua já não confiável cabeça, mediu a bisneta da cabeça aos pés e após algo em torno de um minuto inteiro de silêncio tenso disse:

- Você está sem sapatos, você não é ninguém. Se tivesse usando sapatos, seria alguém. Pode ir embora. - Disse isso dando de ombros e fazendo um gesto similar ao que se faz para espantar uma galinha ou uma mosca e virou sua atenção para outra bobagem qualquer.

Fim de papo.

Nenhum comentário: